Check-up Odontológico – Prevenir é sua melhor escolha!
Check-up odontológico é de suma importância. Feito a cada 6 meses ou anualmente, com ele podemos evitar o surgimento de complicações bucais e manter o sorriso sempre saudável.
O check-up odontológico é tão importante quanto o check-up médico. É fundamental sua realização periódica em todas as fases da vida, desde a infância até a velhice.
Nele, o dentista comprova se cuidados básicos como escovar os dentes após as refeições, passar fio dental e usar enxaguante bucal têm sido prioritários. Esses hábitos de higiene bucal podem ser suficientes para evitar a placa bacteriana, o tártaro, a cárie e a gengivite. É claro, quando realizados sem pressa pelo paciente.
No check-up, além dos dentes e gengivas, o dentista observa toda a estrutura bucal. Várias doenças apresentam sinais orais, como diabetes, lesões de tecidos moles em língua e bochecha, câncer bucal, doenças cardíacas e renais.
Dependendo da saúde bucal do paciente, o dentista pode solicitar que ele faça um check-up semestral ou anual.
O que é placa bacteriana?
Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente pela escovação, endurece e forma o tártaro.
O que é tártaro?
O tártaro é uma massa endurecida de cor amarelada que se forma na superfície dos dentes. Se não for removido pelo dentista, pode causar a gengivite.
A gengivite é uma inflamação gengival tratável, com sintomas que não representam riscos à saúde. Mas ela pode ser perigosa por avançar para a periodontite, uma complicação que pode favorecer até mesmo a perda do dente.
O que é Cárie?
A cárie é uma destruição da estrutura dentária através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Quando não tratada, esse quadro pode ter um avanço complicado, quando essas bactérias entram na corrente sanguínea e vão parar no coração. E esse quadro é muito sério, conhecido como endocardite bacteriana, que pode até matar.
É por todos esses motivos acima que o check-up odontológico é de suma importância, pois a prevenção é sempre a melhor solução.
Limpeza Dental
Após o check-up odontológico, todos os problemas bucais encontrados devem ser tratados.
Especificamente na limpeza dental, o dentista faz a remoção efetiva da placa bacteriana, bem como a do tártaro. Essa remoção é feita com a ajuda de uma ferramenta odontológica para raspagem destes cálculos. No próximo passo , o dentista joga um jato contendo bicarbonato de sódio em sua composição. Ela age como elemento protetivo e ajuda a eliminar ainda mais o restante de placa, fazendo com que a superfície dentária fique realmente preparada para a escovação, o que é feita com uma escova odontológica. Para terminar, o dentista realiza a aplicação de flúor, na dosagem recomendada e segura para a saúde do paciente. Ele é um mineral responsável pela proteção e fortificação dos dentes. O paciente não deve ingerir qualquer tipo de alimento ou bebida até quarenta minutos após a colocação do flúor.