A Harmonização Facial ou Orofacial é uma junção de diversos procedimentos não-cirúrgicos, tratamentos dentários e produtos faciais. O resultado é conferir mais harmonia e beleza ao rosto, realçando as características já existentes. Para isso, são feitas aplicações de preenchedores na face do paciente através de agulhas hipodérmicas bem finas. O procedimento é indolor, mas pode ser utilizado anestésicos para minimizar quaisquer desconfortos durante o procedimento.
A partir dos 25 anos o aumento da flacidez da face e pescoço ocorre com a diminuição de colágeno no organismo. Logo, com o envelhecimento natural ocorre a perda gradativa da elasticidade da pele, queda dos tecidos e músculos. Isto se torna perceptível quando se olha nas fotos com 25 e 34 anos: nota-se o surgimento de linhas de expressão, pequenas manchas e rugas.
Existem fatores que podem evidenciar o envelhecimento facial, como o estresse, a genética, perda de hormônios, tabagismo, radiação solar, o alcoolismo, alimentação inadequada, ingestão excessiva de açúcar e pouca ingestão de água.
Porém, há fatores que podem prevenir o envelhecimento facial, como evitar a exposição excessiva da radiação solar, usar protetor solar diariamente – de manhã, tarde e noite, hidratar o rosto com cremes faciais, ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, adotar uma alimentação adequada, dormir bem pelo menos 8 horas por dia e evitar o estresse.
Porém, atualmente você pode retardar o envelhecimento da face e pescoço a partir de qualquer idade. É claro que, quanto mais cedo iniciar o tratamento de Harmonização Orofacial, melhores serão os resultados.
Confira os procedimentos não-cirúrgicos que a Dra. Tamiris Glaychman realiza na Essenziale Odontologia.
Toxina botulínica é uma substância que, embora o nome toxina possa assustar o paciente, ela é utilizada mundialmente em tratamentos estéticos. Quando aplicada por uma agulha hipodérmica bem fina, essa substância relaxa a musculatura facial. Como resultado, ameniza linhas de expressão e rugas causadas por movimento repetitivo da testa e outras regiões da face. Portanto, É um dos principais procedimentos estéticos utilizados pelos artistas, que parecem estar sempre mais jovens.
A Toxina Botulínica não causa nenhum dano ao corpo e é amplamente utilizado pela odontologia nos seguintes tratamentos:
Qual o tempo de aplicação da Toxina Botulínica?
O procedimento dura em média 30 minutos.
Qual o tempo que a Toxina Botulínica fica no organismo?
A ação da Toxina Botulínica inicia-se após 48 horas da aplicação, atingindo seu resultado máximo em até 15 dias. O tempo de ação na face é de até 6 meses, podendo variar de pessoa a pessoa.
O que fazer após a aplicação da Toxina Botulínica?
Após o procedimento podem surgir alguns hematomas no local de aplicação.
Nas primeiras 4 horas, não é recomendado dormir, massagear a face ou abaixar a cabeça. Também, não realizar exercícios físicos até 72 horas e evitar o uso de relaxantes musculares. Após 10 dias, agendar retorno ao consultório da Dra. Tamiris Glaychman para análise da face e resultados.
Qual a diferença entre a Toxina Botulínica e o ácido Hialurônico em tratamentos faciais?
Embora os dois procedimentos sejam campeões no combate do envelhecimento facial, eles possuem resultados distintos e podem ser complementares em alguns casos. De modo geral, a Toxina Botulínica é aplicada no músculo e o Ácido Hialurônico é aplicado na pele. Porém, a Dra. Tamiris Glaychman – no planejamento do procedimento – poderá utilizar técnicas complementares com fins de resultados superiores.
Ter lábios exuberantes com contornos bem definidos é o desejo de muitas mulheres que procuram os consultórios de odontologia estética para rejuvenescer o visual.
Com o envelhecimento é normal que os lábios percam o volume e o contorno, interferindo no sorriso e na autoestima. E, quando a genética não ajuda, é possível remodelar os lábios por meio do preenchimento labial.
O preenchimento labial é um procedimento estético minimamente invasivo, realizado por Dermatologista e Dentista Especialista em Harmonização Orofacial. Consiste na aplicação de ácido hialurônico que preenche o interior dos lábios com o uso de uma microcânula ou agulha agulha fina. Esse tipo de preenchimento é indicado para pacientes que:
Em quais pacientes o preenchimento labial é contraindicado?
De modo geral:
- gestantes
- pacientes oncológicos
- portadores de doenças autoimunes
- pessoas com herpes ou feridas nos lábios
- alérgicos ao ácido hialurônico
Quanto tempo dura o prenchimento labial ?
Em média de 12 a 18 meses no organismo.
Quanto tempo dura o procedimento no consultório odontológico?
De 30 a 50 minutos.
A partir de qual idade pode-se fazer preenchimento labial?
A partir dos 25 anos, quando a pessoa começa a perder um pouco de contorno ou deseja corrigir imperfeições
É possível reverter o procedimento de preenchimento labial?
Sim, os preenchimentos realizados com ácido hialurônico são possíveis de reversão com o uso de uma enzima.
Quais cuidados devo ter após o procedimento?
Após o procedimento os lábios podem ficar inchados até 48 horas. Durante este período, o paciente deve evitar tocar, massagear ou pressionar a boca, dormir de bruços, não se expor ao sol e evitar atividades físicas. Também, realizar compressas de gelo no local por três dias.
Preenchimento labial dói?
Para evitar esse desconforto, é aplicado uma pomada anestésica ou até mesmo anestesia no local.